Ibanez Razzera fala sobre a importância do design de produto para a evolução do mercado mobiliário brasileiro

O designer de produtos foi o convidado da última edição do ano do Conexões Masotti –  uma série de encontros com conteúdo para profissionais do setor de arquitetura e design.

Há quase 30 anos, quando o Brasil despertou para a importância do design, Ibanez Razzera já vinha há algum tempo tentando educar o mercado para a necessidade de implementar ideias originais e usáveis no mobiliário brasileiro. E, de lá para cá, não tem feito outra coisa que não seja design. 

E foi para falar desta experiência na arte de unir beleza e funcionalidade em móveis e objetos que cria para a Modalle [uma das empresas que desenvolve seus produtos], que ele foi o convidado para fechar a edição do ano do Conexões Masotti Floripa –  uma série de encontros com conteúdo direcionado para profissionais do setor de arquitetura e design, que aconteceu na última quinta-feira (27), no Shopping Casa & Design.

Arquiteto por formação, Ibanez já foi dono e comandou uma fábrica de móveis, foi professor universitário e, com a ascensão do design nacional, enveredou para a carreira de designer de produtos e nunca mais parou. 

Ele conta que a escolha pela arquitetura já apontava uma preferência: o gosto pelo desenho que o levaria até o desenvolvimento de  produtos. 

“Sempre gostei de desenhar e acompanhei toda esta evolução dentro do mercado de móveis. Algumas vezes, confesso, com certa vontade de acelerar o processo. Meu radar sempre estava voltado ao mobiliário com pegada contemporânea, moderna, mas à época o mercado não queria saber, não aceitava. Era quase tudo peças com desenho mais clássico ou cópia de design italiano.

Mas quando a internet despontou, cenários mais originais e criativos começaram a aparecer nas novelas, as revistas estrangeiras chegaram ao Brasil, esta perspectiva muda”, comemorou Ibanez.

Ibanez com Katy Zinke e Rogério Lemos, sentado em uma de suas criações para a Modalle

A partir daí, ele conta, a grande indústria começa a apostar, de fato, na brasilidade e originalidade que faltava ao mobiliário brasileiro. E, para validar esta nova era, passa a apresentar ao mercado coleções assinadas por designers de produtos. Entre elas, as criadas por Ibanez Razzera – reconhecidas pela elegância, beleza e design sofisticado; peças que, acima da aplicabilidade, definem um conceito , um estilo de vida e transformam o cotidiano. 

Além da Modalle, Razzera desenvolve peças e mobiliário para mais duas marcas nacionais de mobiliário, principalmente de áreas externas. Sua inspiração? A natureza! “Eu amo estar em meio ao verde, moro numa chácara e gosto desse convívio. Minha casa é toda aberta para a mata. Então, meu desenho no design ou na arquitetura sempre vai remeter a esta ligação, luminosidade e cenário que encontro na natureza,” explicou.

Mas para quem pensa que o seu processo de criação envolve pura abstração e inspiração, o designer encerrou a conversa com uma adaptação da conhecida frase do inventor Thomas Edison: para conceber um produto belo, funcional e que tenha aceitação não é tarefa das mais fáceis. Envolve muito esforço, resiliência, estudo e conhecimento de mercado. ” É 10% inspiração e 90% de transpiração”, finalizou.