Leucodermia gutata ou sarda branca, já ouviu falar?

A Leucodermia Gutata, conhecida popularmente por Sarda Branca, aparece em todos os tipos de pele, porém torna-se mais evidente nos pacientes bronzeados pelo contraste com a pele morena.

Afeta homens e mulheres na mesma intensidade, sendo que o número de lesões varia entre as pessoas, de poucas a inúmeras.

São pequenas manchas brancas de 1 a 5mm de diâmetro, bem delimitadas e com aspecto de porcelana. Acometem principalmente áreas da pele expostas ao sol, como pernas e braços.

LEUCODERMIA GUTATA

Em geral as lesões aparecem em adultos por dano solar cumulativo, devido a exposições prolongadas e repetidas durante a vida, que causam uma redução do número de células que dão pigmento a pele, os chamados melanócitos. Porém, existe uma forma familiar que aparece em crianças ou em áreas da pele protegidas pelo vestuário.

O primeiro cuidado de quem sofre com este problema consiste no uso de protetores solares sempre que se expor ao sol, de modo a evitar mais dano solar. Durante muito tempo foi comum ouvir dos médicos que estas manchas não tinham tratamento, sendo recomendada apenas a proteção solar. Mas a medicina evoluiu e novas técnicas de tratamento foram sendo descobertas e utilizadas.

LEUCODERMIA GUTATA 1

Assim, existem diversos tratamentos para retomar a coloração da pele, desde produtos tópicos ou injetáveis, crioterapia e até laser. Os tratamentos podem amenizar, mas não resolvem totalmente o problema. Por isso, o mais importante é prevenir o problema com muita proteção solar!!!

Dra Emileine Di Domenico De Leon CRM 10799