O escritor André de Oliveira e o arquiteto, fotógrafo e designer gráfico Joel Pacheco lançam no dia 7 de julho, às 18h, por meio de uma videoconferência na plataforma Google Meet, o livro “As Côsa de Sêo Maneca”.
Com 64 páginas, a publicação bilíngue português-inglês traz 10 contos sobre o cotidiano de Florianópolis, evidenciando o modo de viver da comunidade de base açoriana tradicional, que começou a ser forjada há mais de 270 anos.
A edição própria marca a estreia de André como autor e o quinto título com a assinatura de Joel, pesquisador da paisagem, da etnografia e da cultura popular da Ilha de Santa Catarina, responsável pelas ilustrações que acompanham os textos e por todo o planejamento visual do impresso.
Personificação da figura do manezinho, habitante com raízes seculares na região da Capital catarinense, Sêo Maneca leva o leitor a passear por diferentes cantos da Ilha e do Continente, mostrando uma cidade de outrora, que não existe mais, ou tornada invisível pela modernidade, mesmo que ainda esteja ali, diante dos olhos.
A graça sutil e brejeira nas palavras e nas imagens revela, de conto em conto, o olhar atento de quem conhece os lugarejos, os costumes e a realidade da hoje “Floripa”. As rivalidades futebolísticas, a Festa do Divino Espírito Santo, o boi de mamão, a farra do boi e outros temas vão surgindo em episódios imbuídos de pureza e inocência.
Segundo Joel, “o objetivo é fortalecer a cultura do manezinho, promovendo nossa história, nossa maneira de falar, as festas típicas e, sobretudo, mostrar o caráter amigável, fiel e cordial do nativo. É necessário difundir as informações culturais sobre a comunidade, mostrar a importância desse patrimônio literário ao cidadão comum, ao estudante, ao professor e ao turista”.
“O amor que só o nativo tem pelo outro é uma coisa impressionante. Nós amamos diferente, nós pensamos diferente com relação ao outro, nós somos diferentes. Isso não é xenofobia, é gostar do próximo”, explica André, que agora está na Alemanha e já imagina um segundo título, com Sêo Maneca viajando pelo mundo.
A tiragem inicial, de dois mil exemplares, será distribuída, gratuitamente, em bibliotecas e escolas públicas, fundações de cultura, centros comunitários, associações pesqueiras e tradicionais de bairros, como Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Ingleses, Santinho, Armação, Pântano do Sul, entre outros. Quem quiser adquirir, deverá procurar nas fundações e demais entidades culturais.
Este projeto é financiado com recurso público oriundo do Edital de Apoio às Culturas 2020 promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Participe: para assistir ao lançamento e conversar com os autores durante a videoconferência, basta acessar o link meet.google.com/tbq-gwcv-ukn.
Serviço
*O quê: lançamento virtual do livro “As Côsa de Sêo Maneca”, de André de Oliveira e Joel Pacheco
*Quando: 7/7, quarta-feira, às 18h
*Onde: Google Meet (meet.google.com/tbq-gwcv-ukn)
*Quanto: videoconferência com acesso gratuito e aberto ao público
*Obs.: os exemplares do livro serão disponibilizados apenas a bibliotecas e escolas públicas, fundações culturais, centros comunitários e associações de bairros de Florianópolis. Para adquirir, é preciso procurar nas entidades de cultura.