Mariana Pesca Arquitetura cria varanda contemporânea para CasaCor

 

Um trecho da música Verde, imortalizada na voz de Leila Pinheiro, intitula a varanda projetada pelo escritório Mariana Pesca Arquitetura para a CasaCor Florianópolis. “Verdejantes tempos, mudança dos ventos…” propõe uma reflexão sobre o estilo de vida atual e suas constantes atualizações e rápidas mudanças. A mostra de arquitetura, que nesta edição traz o tema “A Casa Viva”, ocorre de 14 de outubro a 25 de novembro, e nós estamos fazendo a cobertura atualizando o site com um post por dia de cada ambiente.

A varanda projetada pelas arquitetas Mariana Pesca, Elise Lacerda e Ivana Bernart não diferencia o ambiente interno do externo — Isso vem ao encontro do lifestyle atual. Hoje em dia, tudo é para ser usado, não tem mais motivo para ter algo só por ter ou para mostrar. Estamos vivendo os extremos. Enquanto a tecnologia invade e muda nossas vidas, buscamos conexão com mente e corpo através de meditação e alimentação saudável. Por isso, o nome “Verdejantes tempos, mudança dos ventos…” — explica Mariana Pesca.

As cores predominantes são branco, cinza, preto, madeira, tons de verde (do menta ao esmeralda) e tons de terracota, coral e rosé. Na fachada e dentro do percurso, as paredes são preenchidas com vegetação com sistema de irrigação programado, trazendo o verde de forma inusitada. Entre os destaques está um banco curvo em Corian com formas orgânicas, que “abraça” o canto do ambiente e possui carregadores de celular por indução no assento. Outro ponto alto são as luminárias em perfil metálico preto fosco em forma de arco, que remetem aos arcos existentes na edificação e foram o ponto de partida para todo o projeto. Tanto o banco quanto as luminárias são projetos do escritório, produzidos pela Infinita Superfícies e Decorinox, respectivamente.

— O estilo colonial da casa não foi ignorado, muito pelo contrário, foi enaltecido através das luminárias que projetamos que rebatem a iluminação para paredes e teto. Elas expressam a importância que tem para o escritório o desenvolvimento de uma arquitetura contextualizada e que valoriza o seu entorno. São elementos bem contemporâneos que proporcionam aconchego devido a iluminação indireta e quente. — reforça Elise Lacerda.