Mostra Lar em Poesia: arquitetos e designers de Blumenau apresentam 16 ambientes pensados para o bem-estar

O aconchego e a tranquilidade que tanto desejamos em nossos ambientes de convívio estão impressos na Mostra Lar em Poesia, em cartaz na Seats Home, em Blumenau, traduzindo o olhar e a identidade de 16 escritórios de arquitetura e design de interiores do Vale do Itajaí. 

Os profissionais apresentam espaços como living, sala de jantar, quarto e home bar, entre outros destaques. Diante da diversidade de sofás – o grande astro da mostra -, os visitantes também podem conferir as novidades em outras peças de mobiliário, assim como a aplicação de texturas, cores e inspirações.

Com a delicadeza da poesia definindo o conceito da mostra, as obras de arte, assinadas por artistas renomados e em ascensão, também fazem a composição perfeita dos ambientes projetados para o relaxamento e os bons momentos.

Confira os detalhes e as inspirações de alguns ambientes da Mostra Lar em Poesia:

BWS Arquitetura – @bwsarquitetura

Com um traço jovem e moderno, o ambiente leve e acolhedor tem nas curvas o poder de transmitir a sensação de calmaria e relaxamento. A base neutra funciona perfeitamente para a exploração de tecidos e revestimentos, tanto no sofá quanto nas peças dispostas junto à mesa central. Enquanto a parede curva também se destaca, dando espaço para o protagonismo do espelho em sua forma orgânica, as cores pontuais ainda trazem o toque despojado e descontraído.

Capponi Arquitetura – @capponiarquitetura

Uma outra chance e uma nova oportunidade. Inspirado nos recomeços da vida, o projeto tem na cor azul a linha de seu horizonte. Objeto principal do espaço, o sofá repleto de almofadas representa um porto seguro, cercado de revestimentos como a madeira, tanto no ripado quanto na mesa de centro, e os tapetes orgânicos. Repousando em absoluto no canto do espaço, a escultura de Jean Tomedi garante a força da ideia pensada pelo escritório, assim como na estante o busto assinado por Lilia Trizotto.

Danúbia Vigarani & Associados – @danubiavigaranidesigner

Neste home bar, as cores e as texturas convidam ao descanso junto aos amigos e aos familiares. Para dar destaque ao sofá Dopper e ao design contemporâneo da poltrona Only, as profissionais optaram por escurecer metade da parede do ambiente, além da escolha do tapete na mesma tonalidade. Mais uma vez, um grande espelho de formas arredondadas e moldura de madeira reflete as criações e amplia o espaço.

Dünnu Arquitetura – @dunnuarquitetura

Inspirados na música De Cada Vez, de Sandy e Agnes Nunes, os profissionais apostam em um ambiente para desacelerar. E como na canção, é um convite para recomeçar, repleto de detalhes. Um dos elementos que reforçam essa imagem é o painel ripado branco em curva que abraça o ambiente e traz ritmo e movimento através das ripas verticais. Já o sofá modulado Block permite total liberdade de uso enquanto a estante, criação do escritório, traduz a elegância desejada em uma estrutura simples e delicada. Produzida especialmente para a mostra, a arte em franjas de Luiz Hadlich, com barbantes de algodão tingidos manualmente em cor azul, completa o clima de tranquilidade e harmonia.

J.J. Giovanella Arquitetura – @jjgiovanellaarq

A ideia da desconstrução e da criação de uma nova identidade permeia o espaço pensando para um jovem morador. Ao escolher a poltrona Young, o escritório reafirma a proposta de um primeiro apartamento, por exemplo. O mural assinado por Jean Tomedi dá o tom da proposta expandindo suas cores para para as paredes do ambiente, enquanto a influência dos lofts industriais pode ser vista na escolha do porcelanato imitando ripas de concreto aparente, como se o reboco tivesse sido retirado. Como uma ilusão ótica, uma faixa na cor preta separa o teto amadeirado do restante do espaço ampliando o pé-direito. E no centro, a lareira de granito, meio “destroyed”, garante o ar jovial.

Messen Arquitetura – @messenarquitetura

Nesse conceito de unir o aconchego com memórias afetivas, o escritório aposta na escolha de mobiliários de design e conforto com a combinação de decoração afetiva. Com suas plumas sintéticas que fogem do tradicional, o sofá Cosmos by Studio HaFatto, é a principal estrela do espaço, dividindo holofotes com a estante iluminada de autoria das profissionais. Nesta composição estão ainda a mesa central assinada pelo catarinense Bruno Faucz, a poltrona Jungle by Studio Hafatto, e os quadros Arcos, assinado por BAR Design, e os de acrílico, de Marcio Pontes.

OSA – Osvaldo Segundo Arquitetos – @osa_arquitetos

A linguagem minimalista, marca-registrada do escritório, está bastante presente no espaço. Lançado na DW deste ano, em São Paulo, o sofá Edge foi o ponto de partida para os criadores de um ambiente monocromático fazendo o contraponto do mobiliário praticamente branco com uma espécie de cubo preto onde ele está imerso. A peça principal ganhou novos módulos formando um living, um local de conversas. Para completar, uma obra de arte em evidência, a iluminação também na linha minimalista e uma cortina escura que ainda contribui para a acústica perfeita.

Rice Arquitetura – @ricearquitetura

O natural e o chic em sua essência. Ao acreditar em espaços que curam e com sensações positivas, o projeto aplica estratégias em busca de conforto, tanto na disposição do mobiliário quanto no conceito de iluminação. A luz natural e a madeira são condições essenciais para que a proposta seja alcançada. Em uma sala de descompressão, o espaço clean, tanto no sofá quanto nas paredes e nas obras de arte, convida ao relaxamento sem a interferência de muitos objetos. Há um clima praiano no ar.

Sherlana Reis Interiores – @sherlanareisinteriores

O design nacional mostra todo o seu poderio no ambiente criado a partir da mesa Abaporu, do designer Lucas Takaoca. Em freijó e majestosa, ela é acompanhada das cadeiras Emi e também pelas elegantes estantes Isis, ambas assinadas por Luan del Savio. Despretensiosa e aconchegante, a sala de jantar ganhou ainda uma tela tensionada para trazer a sensação de luz natural, além de pano de fundo ao buffet. E para arrematar a composição de peças assinadas, a luminária Costureira, de André Ferri.

Vítreo Arquitetura – @vitreoarq

Seja para trabalhar, descansar ou ler, os espaços de convívio se tornaram nos últimos anos mais versáteis e acolhedores. A biblioteca e o home office que compõem o espaço tem como conceito a vida da borboleta em congruência com nossa evolução intelectual. Com esta análise metafórica, os profissionais criaram um ambiente de relaxamento com cores neutras no mobiliário – o sofá se destaca como um ponto forte de cor – e obras de arte em P&B.

FOTOS

Fábio Jr. Severo