Mulheres negras inspiradoras que marcaram história no Brasil e no mundo

Infelizmente, ser mulher ainda é muito difícil. Ser mulher e negra, então, é ainda mais complicado. Por isso, todo dia é dia de relembrar e enaltecer a luta e as conquistas delas! Fizemos uma lista de nomes importantes e inspiradores, vem ver:

Glória Maria

Gloria Maria diz que não quer idade revelada nem em obituário ...

Começando por Glória Maria, a primeira repórter negra na televisão do Brasil, com estreia em novembro de 1971. Na época, ela também foi a primeira mulher a usar a Lei Afonso Arinos contra discriminação racial no Brasil, quando o gerente de um hotel de luxo não permitiu que ela entrasse pela porta da frente do prédio.

Oprah Winfrey

Oprah Winfrey - conheça a carreira empresaria da apresentadora

Considerada uma das mulheres mais influentes mundialmente, Oprah é a primeira mulher negra a se tornar bilionária. Também foi a primeira negra a receber o prêmio Cecil B. DeMille, entregue no Globo de Ouro, que celebra artistas com impacto mundial no entretenimento.

Atualmente, Oprah tem pelo menos 7 fontes de renda: é empresária, atriz e dubladora, produtora, investidora, autora, jornalista freelancer e possui uma linha de licenciamento. Ainda assim, segue enfrentando preconceito. Em 2013, ela fazia compras na Suíça quando a vendedora de uma loja disse que a bolsa que estava olhando era “muito cara para ela” e que ela deveria olhar produtos mais baratos. Só então o gerente da loja reconheceu que era Oprah Winfrey e pediu desculpas pelo “mal-entendido”.

Viola Davis

Atualmente, Viola Davis é a única atriz negra que foi indicada três vezes ao Oscar. Ela também é a primeira mulher negra a ganhar um Emmy de melhor atriz. Na verdade, Viola Davis foi a primeira negra que conquistou uma tríplice de prêmios muito valiosa na indústria do cinema e da televisão: Oscar, Emmy e Tony.

O que mais impressiona na atuação de Viola é que em sua primeira indicação ao Oscar, ela só havia aparecido no filme durante 8 minutos. Não é à toa que seu nome também foi parar na calçada da fama, em Los Angeles.

Michelle Obama

Michelle Obama anuncia que irá lançar livro de memórias

Advogada e escritora, Michelle LaVaughn Robinson Obama destacou-se nos 8 anos de governo de Barack Obama não apenas por ser a 1ª negra a ocupar o posto de primeira-fama, mas especialmente por não aceitar passivamente o papel de coadjuvante na história de seu país.

Ser reduzida a um estereótipo racista incomodava Michelle, mas ela tentou não cair na armadilha e manteve a cabeça erguida, exemplificando o lema que popularizaria durante a campanha eleitoral de 2016: “Quando eles se rebaixam, nós nos elevamos”. Entre seus diversos feitos durante esse período, Michelle promoveu uma recepção na Casa Branca em defesa dos direitos das mulheres e meninas.

Naomi Campbell

Essa lista estaria incompleta sem Naomi Campbell, uma das primeiras supermodelos negras. Ela também surgiu como uma empresária inteligente, tem uma franquia de restaurantes e um reality show chamado The Face.

Recentemente, Campbell disse ter sido vítima de racismo ao ser barrada em evento de um hotel no sul da França.

“O cara da entrada fingiu que o lugar estava cheio, mas deixou outras pessoas entrarem”, relembra. “É por esses momentos revoltantes que vou continuar a falar e me fazer ouvir”, disse a modelo.