9 dicas para colorir o Jardim Secreto

Os livros de Johanna Basford, Jardim Secreto e Floresta Encantada, viraram mesmo febre! Tem muita gente relaxando – ou pelo menos, tentando – colorindo as flores, folhas e bichos dos livros!

15067558

Entretanto, a maioria das pessoas parou de colorir lá na infância, e por isso, resolvemos pesquisar algumas dicas para que os minutos anti stress não percam o seu real sentido.

Vamos lá?

1) Depois de alguns desenhos, você vai perceber que quanto mais tons tiver, mais fácil fica de soltar a criatividade! Por isso, se possível, resgate os lápis dos filhos, compre novas cores e aproveite!

color-pencil-white

 

 

2) Você pode utilizar lápis normais ou aquereláveis. A dica aqui é para o segundo tipo. Nem sempre sabemos lidar com a água, para dar o efeito de aquarela, mas o lápis branco aquarelável uniformiza a pintura. Isso mesmo, você pode “repintar” com o lápis branco e verá um lindo resultado. Na foto abaixo, foi usado lápis azul escuro e claro fazendo degradê e deixando um espaço em branco entre as pontas. Depois foi só passar o lápis branco em toda a superfície da pétala.

Jardim-Secreto-flor-azul

3) Muitas pessoas abrem o livro, escolhem um desenho e começam a pintar sem nenhuma superfície de apoio. Tente colocar uma placa de MDF, por exemplo, logo abaixo da folha que está sendo pintada e sentirá muito mais firmeza nos traços. Sem contar que com o apoio, as cores ficam mais fortes sem fazer tanta força!

4) Depois de algumas pinturas, você vai perceber que consegue resultados diferentes dependendo da força que aplica no lápis. Mas aí vai uma dica: para a cor ficar bem forte, lembre de estar com o lápis bem apontado!

zipper-lapis-de-cor

 

 

5) Entretanto, se a intenção for nuances mais suaves, tente usar um lápis mais gasto, com a ponta mais grossa.

6) Como os desenhos são cheios de detalhes, dificilmente conseguimos começar e terminar um desenho em uma única sessão de pintura. Uma dica legal é separar os lápis que está usando naquele desenho, ou terminar um motivo antes de finalizar a sessão. Isso vai acabar facilitando quando retornar à pintura.

7) Usar lápis de cor é relaxante, e com o tempo você acaba pegando o jeito. Mas, fora o papel, nada impede que você utilize outros materiais. As canetinhas de ponta porosa, como as Stabilo, são ótimas para detalhes pequenos e alguns contornos.

26637

8) Sempre que for usar outros materiais, além dos lápis de cor, teste nas folhas de trás para evitar que a tinta passe e estrague o desenho do verso da folha!

9) Aproveite o momento, reúna as amigas, misturem os materiais e BOA PINTURA!