O que fazer quando chove em Floripa

Todo mundo vem a Florianópolis por causa de suas praias. Mas sabemos que é preciso ter um plano B para dias nublados, chuvosos ou frios demais para ir à praia. Até porque a previsão do tempo adora nos enganar.

Aqui vão alguns passeios para fazer em Floripa em dias de chuva:

Mercado Público

Um passeio que eu amo fazer é em mercados e feiras regionais. Isso porque a gente sempre se depara com bastante coisa legal nesses ambientes: cor, expressões de cultura… Por ali, de fato, não é diferente. O Mercado Público de Floripa é um ponto histórico, pois conta-se que foi construído com a visita do Imperador Dom Pedro I ainda no século XIX. Por lá, além de uma variedade gigantesca de peixes, carnes, frutas e afins, há também diversos bares e restaurantes. Imagina que legal pegar um diazinho nublado para almoçar num ponto bastante regional como esse? Certeza que vai amar!

Palácio Cruz e Sousa

Bastante famoso, o Palácio Cruz e Sousa também fica no centro, próximo do Mercado. Uma ideia bem legal é tirar o dia para visitar todas as atrações dali. Atualmente sede do Museu Histórico, costumava ser a sede do governo do Estado de Santa Catarina. Além disso, também foi palco de eventos que receberam figuras importantes de nossa história, como Dom Pedro II. Tamanha é a importância que o Palácio foi tombado patrimônio cultural estadual, com um belíssimo jardim. Dentro, o Palácio é como uma volta no tempo: tudo parece intocado, com móveis de época, decoração e pinturas antiquadas. Tamanha é a preciosidade histórica que, para andar, é necessário usar pantufas que não agridam o piso.

Centro Integrado de Cultura

Se ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Floripa com chuva, o complexo cultural da cidade é, definitivamente, uma excelente alternativa para os amantes de cultura.

Muitos amantes de viagens costumam ter amor também por questões e aspectos culturais. O Centro Integrado de Cultura (CIC) foi inaugurado em 1982, com o intuito de abrigar e incentivar as formas de expressão cultural de Santa Catarina. Ali, existem salões de exposição, bibliotecas, cinema, teatro, museu de arte, de imagem e som, escolinha de arte… Enfim, são muitas as possibilidades. Você pode conferir a programação e tirar um dia para visitá-lo. Tenho certeza que será uma ótima forma de passar o tempo.

Mercadoteca, no Pátio Milano e no Armazém Rita Maria, Top Market, Square

Espaços coletivos de gastronomia ou pode-se chamar também de complexos gastronômicos que mostram uma nova cara da cidade, mais cosmopolita, com grandes investimentos.