Os uniformes mais estilosos das Olimpíadas de Paris 2024

Seja para a cerimônia de abertura, para os pódios ou para modalidades específicas, os uniformes para as Olimpíadas de Paris 2024 de alguns países tem nos surpreendido com seu estilo e criatividade!

Um exemplo são as peças que os atletas da equipe do Japão irão usar no pódio e em coletivas de imprensa. Em parceria com a Asics, as jaquetas, calças e outros itens terão estampados a quantidade de dióxido de carbono que foi emitida durante sua produção, em homenagem às metas verdes propostas pela cidade-sede.

Abaixo, mostramos quais países receberam o título de uniformes mais estilosos dos Jogos Olímpicos de 2024. Confira!

CANADÁ

Para as Olimpíadas de Paris 2024, a delegação do Canadá se uniu novamente à Lululemon para criar um kit inovador e estiloso. Essa colaboração, que começou nas Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022, busca equilibrar funcionalidade e estilo, com peças adaptáveis para diferentes tipos de corpo e necessidades dos atletas.

MONGÓLIA

Os uniformes da delegação da Mongólia para as Olimpíadas de Paris 2024 foram criados pela marca Michel & Amazonka, que também desenhou os trajes da equipe mongol nas Olimpíadas anteriores. As roupas cerimoniais são ricas em detalhes e simbolismo cultural, apresentando bordados elaborados com fios dourados que incluem os Nove Banners Brancos, a tocha olímpica, o emblema das Olimpíadas de Paris, além de representações do sol, da lua e do Gua-Maral, um cervo mítico. Esses uniformes se destacam pela elegância e pela celebração da herança cultural da Mongólia, enquanto marcam presença nas Olimpíadas.

FRANÇA

Alguns dos uniformes da delegação da França para as Olimpíadas de Paris foram desenvolvidos em parceria com a Le Coq Sportif e possuem um design distinto com um toque fashionista. Criados por Stéphane Ashpool, fundador da marca francesa Pigalle, os uniformes apresentam uma interpretação abstrata das cores icônicas da bandeira francesa: vermelho, branco e azul.

Para a cerimônia de abertura, a colaboração com a LVMH e Berluti resultou em blazers azul-marinho, saias de seda e mocassins de couro com um toque sofisticado — e assinado pela estilista Carine Roitfeld. A produção dos uniformes foi inteiramente local, realizada na França, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a produção nacional.

HAITI

Por fim, a delegação do Haiti fez uma parceria com a designer haitiana-italiana Stella Jean para os uniformes das Olimpíadas de 2024. As peças apresentam obras do pintor haitiano Philippe Dodard, mais especificamente a pintura intitulada “Passage”. Para as mulheres, o uniforme inclui uma saia com a arte de Dodard, uma camisa de chambray e um blazer sem mangas feito de tecido reciclado, adornado com o emblema olímpico haitiano. Os homens usarão calças com a obra de Dodard, uma jaqueta inspirada na camisa guayabera, uma camisa listrada e um cachecol estampado.

Em entrevista ao The Impression, Stella Jean afirmou que esses uniformes representam símbolos de paz, renovação e renascimento, especialmente significativo no contexto das dificuldades recentes do Haiti. Além disso, os uniformes serão exibidos no Museu Nacional do Panteão Haitiano, em Porto Príncipe.