A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) revelou que o Paraguai foi o país latino-americano que registrou a maior exportação de calçados destinados ao mercado brasileiro. O país foi o sétimo colocado na lista mundial, sendo superado apenas por Vietnã, Indonésia, China, Itália, Índia e Camboja.
Segundo a Abicalçados, no ano de 2021, o Paraguai exportou 772.983 pares ao território brasileiro, o que representa um aumento de 43,2% em relação ao total de embarques registrados em 2020, quando exportou 539.789 pares.
Em termos de valor, o Paraguai registrou 1,7 milhões de dólares em embarques de calçados para o Brasil no ano de 2021, resultado contrastante em relação ao ano de 2020. Este valor foi 32,6% inferior à quantidade de calçados ‘’Made in Paraguay’’ que entraram em território Brasileiro.
Vale destacar que o Paraguai é o único país da América latina que aparece na lista de importação da Abicalçados.
Observar tendências, pesquisar novos mercados e analisar o comportamento mundial que vive em constante adaptação faz parte do meu universo diariamente. Acho incrível perceber que vários setores da indústria, naturalmente, caminham juntos; que o que acontece na política, pode interferir no que acontece na moda, ou que um estado de espírito provocado por fatores externos pode influenciar na forma como a gente se alimenta, ou nos artistas que buscamos ouvir, ou nos filmes que decidimos assistir, ou na maneira que decoramos nossa casa. A tecnologia impulsionou para que a informação globalizada chegue para todos nós cada dia mais rapidamente, e vários segmentos das nossas vidas estão cada vez mais interligados!
Trabalho com consultoria e desenvolvimento de conteúdo criativo para empresas e pessoas, e além de colunista, sou redatora aqui do site. Nesse espaço, vou compartilhar com vocês macro e micro tendências mundiais que estão movimentando o estilo de vida de muita gente por aí! Espero que gostem :)