Tem programa melhor que beber uma taça de vinho assistindo a um bom filme? Desde comédias até um incrível documentário, estes quatro novos integrantes do catálogo de Netflix são um convite ao entretenimento com histórias que abordam distintos aspectos do mundo do vinho. A desculpa perfeita para abrir uma garrafa e apenas relaxar. Vem ver:
- Sour Grapes
Baseado no extraordinário caso de Rudy Kurniawan, este documentário narra a história deste jovem indonésio cuja reputação de expert em vinhos lhe permite ganhar o respeito da elite nesse círculo. Surpreendendo com seu paladar e como um dos maiores compradores em leilões de vinho, Kurniawan chega a ser uma das figuras mais convocadas em degustações e leilões, onde também vende centenas de garrafas a preços exorbitantes. A história toma um novo rumo quando Bill Koch (um colecionador estadunidense) e Laurent Ponsot (um produtor da região da Borgonha) descobrem irregularidades e garrafas suspeitas levando o FBI a entrar em ação. É assim que se inicia a investigação que revelou a maior fraude de vinhos da história e que terminou com este milionário jovem de vinte anos na prisão da Califórnia.
Este crime escandaloso foi levado às telonas pelos diretores de cinema Jerry Rothwell e Reuben Atlas e mostra uma das figuras mais excêntricas do mundo do vinho. Ficou com vontade de abrir uma garrafa? Aproveite para acompanhar sua pipoca com o Amelia Chardonnay, uma curiosa, porém deliciosa combinação na qual o milho da pipoca realça as notas cremosas e de manteiga que caracterizam esta cepa.
Documentário. Duração: 85 minutos.
- Entre Vinho e Vinagre (Wine Country, título original)
Esta comédia, também a estreia como diretora da comediante estadunidense e estrela do Saturday Night Live (SNL) Amy Poehler, é a desculpa perfeita para ficar em casa, abrir um vinho e dar boas gargalhadas. Filmada no Vale de Napa, o paraíso do vinho nos Estados Unidos, conta a história de um grupo de amigas de toda a vida que se reúnem durante um fim de semana para comemorar o aniversário número 50 de uma delas, enquanto passeiam por diferentes vinícolas bebendo à vontade. Mas o que começa como uma viagem de diversão e descanso se transforma quando velhos conflitos do passado reaparecem e algumas verdades incômodas vêm à tona. O elenco inclui, além da protagonista Poehler, outras comediantes como sua parceira no SNL, Tina Fey.
Este é um filme que mostra as emoções das mulheres maduras com humor, mas que também permite viajar e praticamente fazer turismo entre vinhedos sem sair de casa. Além disso, conta com uma divertida trilha sonora com canções de Cindy Lauper, Duran Duran e Prince.
Comédia. Duração: 1h 43m
- Notas De Rebeldia (Uncorked, título original)
Esta estreia recente de Netflix é um drama que mostra a relação entre um pai e seu filho, mas com uma reviravolta refrescante. Isso porque Elijah (Mamoudou Athie) é um jovem aspirante a sommelier que se encontra preso à ideia de seu pai, Louis (Courtney B Vance), de que ele assuma o negócio familiar: uma típica churrascaria sulista de Memphis, nos Estados Unidos.
Mas, enquanto trabalha como garçom no restaurante da família e como vendedor em uma loja de vinhos, Elijah começa a trilhar o caminho para se tornar um Master Sommelier graças ao apoio de sua mãe (Niecy Nash). Esta é uma decisão difícil para seu pai aceitar e entender, já que este é um mundo totalmente desconhecido para ele. Esta tensão entre os distintos sonhos de ambos é o fio que sustenta o conflito de um filme que, com grande agilidade e destreza, mostra um honesto enfoque do mundo do vinho, ao mesmo tempo que distrai e diverte com cenas onde Elijah, por exemplo, compartilha sua linguagem sobre o vinho comparando o Chardonnay com Jay Z e o Pinot Grigio com Kanye West.
Drama. Duração: 1h 44min
- Do Jeito Que Elas Querem (Book Club, título original)
Com grandes nomes de Hollywood como protagonistas, esta comédia conta a história de quatro amigas de longa data: Diane (Diane Keaton), Vivian (Jane Fonda), Carol (Mary Steenburgen) e Sharon (Candice Bergen), que cultivam há 30 anos a tradição de se reunirem todos os meses. A desculpa é um clube de leitura, onde conversam sobre livros e suas vidas – todas elas na casa dos sessenta anos- enquanto saboreiam algumas taças de vinho.
Porém, embora suas escolhas não costumem ser provocantes, o sucesso do best-seller “Cinquenta Tons de Cinza” as encoraja a escolhê-lo como a próxima leitura, sem saber que este livro seria um chamado à ação. Assim, com uma confiança renovada após mergulharem nesta história, estas amigas se inspiram para fazer desta etapa a melhor e mais emocionante de suas vidas.
Com um elenco imbatível e uma temática romântica que passeia entre os problemas típicos dos anos 60 e os perigos do amor, este filme fica ainda melhor com uma taça de Chardonnay.
Comédia romântica. Duração: 1h 43m