Saiba como aumentar a produção de endorfina, o hormônio da felicidade

A endorfina é um hormônio que melhora a sensação de bem-estar, regula o humor e diminui efeitos do estresse.

A endorfina é um hormônio produzido por nosso corpo em uma glândula chamada hipófise, que fica no nosso cérebro. Quando liberado na circulação sanguínea, esse hormônio age diretamente no estímulo de bem-estar, além de agir como um analgésico natural.

Sendo assim, baixos níveis de endorfina podem ser a causa de irritabilidade, tristeza, irritações. A “falta” desse hormônio pode aumentar riscos de doenças como depressão, fibromialgia, ansiedade ou enxaqueca.

Profissionais já comprovaram que o comer chocolate estimula a liberação de neurotransmissores relacionados ao bem-estar. Isso porquê o doce tem um tipo de endorfina, chamada anandamida. Mas, não exagere, você só precisa de um quadradinho de chocolate por dia, e de preferência, 70% cacau.

O contato com a luz solar estimula a liberação de serotonina e melanina. Essas substâncias melhoram o humor, aumentam a energia e ainda melhoram o sono. E sim, os raios de sol também estimulam a produção de endorfina no nosso corpo! Só não vale sair no sol sem protetor.

Estudos também mostram que a prática de Yoga melhora as funções e níveis de energia do cérebro. Assim, fazendo yoga você tem aumento da sensação de calma, relaxamento e bem-estar. Ou seja, praticar yoga e meditação está diretamente relacionada com a liberação da endorfina. Ao mesmo tempo, a yoga inibe os chamados “hormônios do estresse”: adrenalina e cortisol.

Fazer pelo menos 25 minutos de yoga e meditação por dia pode estimular as habilidades cognitivas relacionadas ao comportamento. Além disso, aumenta a capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros.