Sempre de volta ao aconchego

Um mora no Brasil, outro na Austrália. Muitos quilômetros de distância separam o casal, que encontrou neste apartamento um espaço para voltar às origens, descansar e, o melhor, estar junto. Assinado pelo escritório Mariana Pesca Arquitetura, o projeto é atemporal e tem uma mistura muito especial: conta com elementos que lembram viagens marcantes e também referências brasileiras. Tudo isso emoldurado pela vista para o mar. “É como se os ambientes estivessem flutuando pelo oceano”, diz Mariana.

Esse pano de fundo se faz presente no living, todo integrado. A porta de entrada revela a sala de estar, equipada com uma mesa de jantar de jequitibá rosa natural e tampo de carvalho americano (criação de Fernando Motta, à venda na Masotti). As poltronas seguem a mesma linha, porém com acabamento em palha natural e linho (modelo Nancy Tex, também disponível na Masotti). 

A continuação do ambiente é um móvel com várias funções. “Serve de buffet, apoio e suporte para o espaço de TV”, explica Guto Pereira, arquiteto que coordenou o projeto.

A peça recebeu o tratamento ripado, estratégia para permitir que algumas de suas portas ficassem vazadas devido às saídas dos aparelhos de ar-condicionado. Ao fundo, destaque para o painel de Dekton, superfície compacta da Cosentino, mesmo material utilizado na cozinha e no hall de entrada.

À frente, o amplo sofá Pausa Slim, desenhado por Rejane Carvalho Leite e disponível na Dü Design. A peça tem pés de aço carbono corten e acabamento em linho sintético, que não puxa fios. Para contrastar, a mesa de centro modelo Jimmy (Dü Design), com acabamento em carvalho ebanizado também compõe o ambiente. “O mobiliário foi selecionado estrategicamente para compor um espaço mais amplo, sem interrupções na escala do observador. Madeiras naturais, de reaproveitamento florestal, palha sextavada e tecidos aconchegantes se sobressaem”, comenta a arquiteta Mariana.

Coerência é a palavra de ordem

Não há barreiras visuais entre a sala e a cozinha. Apenas o piso (com padronagem cacau e castanho) e a marcenaria tratam de delimitar os ambientes. Ao lado, o sofá Minuano, assinado por Fernando Zanardi (Masotti) e as poltronas (Dior e Aresta, ambas da Dü Design) são convites ao descanso. A mesa de centro (modelo Lego, disponível na Masotti) arremata a composição.

Em relação à iluminação, por se tratar de ambientes que se comportam como um só, luminárias foram distribuídas em locais estratégicos. “Para não ter um forro salteado de pontos de luz, há degraus no gesso, conectando os três espaços de convívio social. Essas áreas foram pintadas de preto, deixando o teto mais limpo e com muita personalidade”, explicam os profissionais responsáveis.

Momentos de sossego

Na parte íntima, os clientes queriam evitar o uso de textura amadeirada nos móveis. No entanto, deveria haver um diálogo com a área social. Por isso, os arquitetos utilizaram um piso de vinil com tonalidade semelhante à usada no living

O quarto dos hóspedes (foto) seguiu uma linha mais clean, com traços puros e minimalistas. À frente da cama, a bancada de madeira funciona como apoio e ganhou a companhia de um banco com assento em palha sextavada natural (modelo Ettore, da Dü Design).

As suítes (são três no total) se destacam pelo excesso de conforto e exclusividade. Isso porque diferentes peças foram desenhadas especialmente para os ambientes, como a cabeceira feita sob medida para o quarto do casal. “Para amarrar tudo, desenvolvemos painéis que se estendem pela maior parte do dormitório e camuflam a porta dos banheiros, mesclando-se com o móvel da parte de home office”, afirmam os profissionais responsáveis pelo projeto.