Enquanto se afinam os detalhes da fusão com a Arezzo&Co que deu origem ao conglomerado @azzas2154, no primeiro semestre, o Soma fez mais uma edição do seu Soma Meeting — ainda carregando o nome antigo do grupo carioca — neste fim de semana. Em pauta, as coleções de inverno 2025 das marcas de vestuário do grupo em apresentação especial aos representantes do atacado que atendem às multimarcas pelo país. Apesar do cenário — um casarão encravado no alto do Jardim Botânico — nada de shows ou peças conceito: por lá, a ordem do dia era mostrar a coleção comercial que realmente estará disponível nas lojas.
Maria Filó
Na @mariafilo, que recentemente teve direção criativa assumida por @mariaritamp, a palavra chave é ‘boho’. A macrotendência está em alta nos moodboards por aí, mas ganha vantagem aqui por estar dentro dos pilares tanto da marca quanto da estilista — que, conta nos bastidores pós-desfile, ama um lenço. Sem disfarces, é mesmo a lençaria que dá o tom nas estampas, nos comprimentos fluidos (usados em contraposição com paletós de linhão, um pouco mais pesados), nas saias-calça e transpassados.
NV
O mesmo boho aparece no inverno da @bynv, marca que é hit de vendas no cenário nacional, muito por conta de @nativozza, a influencer que é fundadora e persona à frente do time de criação. Fundada em 2010, faz parte do portfólio do grupo desde 2020 — e, para além das lojas e e-commerce próprio, faz agora sua primeira entrada nas multimarcas. Esperta e bem pensada, a coleção brilha para além do se espera de “marca de influencer”. O paisley e as bandanas estão lá, como manda a tendência, mas a coleção acerta muito nos jeans confortáveis, nas alfaiatarias e nos bonitos jacquards que têm cara de inverno mas são leves o suficiente para um frio tenro como o nosso.
Foxton
Na @foxtonbrasil, quem brilha é @igordebbarros: nome já conhecido na nossa moda masculina, que assumiu as paragens da marca carioca há poucos meses e apresenta agora sua primeira coleção total para este inverno. Igor sabe que a marca tem espaço para conquistar um homem contemporâneo, não tão careta, que precisa de roupa para o dia a dia. “O foco é mostrar os produtos fortes que já temos”, definiu em apresentação pré-desfile. O mix é completo, olhando especialmente para os tons neutros e terrosos — mas abrindo espaço para estampas feitas com o mar da Baía de Guanabara, vista privilegiada do escritório da marca. Os grandes clássicos do esporte chique estão por lá — das jaquetas secas de veludo às calças de linho, passando por camisarias e tricôs atinados ao time comercial.
Animale
No prisma de inverno da @animalebrasil, marca veterana do grupo Soma, a imagem é de mulher poderosa, de olho em um target menos boho (ainda que com esse perfume no ar). Peças fluidas e estampadas se contrapõe a blazeres e saias de couro. Em paralelo, o mood utilitário das sarjas oliva abre espaço para rendas e sobreposições de vestidos inspirados em lingerie. Na Animale Jeans, sua linha mais jovem e mais easy, o denim é resinado, bordado e estampado e convive com malharias fáceis. Enquanto na etiqueta mãe o safári é mais sóbrio, aqui ele ganha a carga fun do animal print.