Com o tempo que temos passado em casa e com a mudança em nossa rotina, é comum perceber que, às vezes, mesmo após uma noite bem dormida, o temível inchaço matinal apareça – e ele pode ter várias causas.
Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff durante o sono, o sistema linfático fica mais lento e como ele é o responsável pela absorção do líquido das células, há uma predisposição para o inchaço, sem contar a influência da alimentação, de bebidas, remédios, hormônios e até as causas genéticas. Porém, ainda que em alguns casos mais sérios como a tireóide desregulada, seja aconselhável a procura de um médico, outros casos são bem mais simples.
Mais água e menos sódio
Começando pelo básico, a médica indica o consumo de pelo menos dois litros de água por dia, pois isso é essencial para desinchar o corpo todo. Água de coco e chá verde também são opções. Mas sempre se lembre de controlar a quantidade de sódio nas refeições, pois ele colabora na retenção de líquido. Dica: mantenha sempre por perto uma garrafinha de água (seja na mesa de home office ou ao lado da cama).
Lave o rosto com água fria
Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele, de preferência com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila e erva doce. Eles vão ajudar na diminuição do edema.
Use água termal gelada
Na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. Logo após lavar o rosto, pela manhã, borrife no rosto. “A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele”, explica.
Fique de olho na posição de dormir
Deitar de bruços é a opção que mais favorece o inchaço matinal do rosto. Se possível, eleve a cabeça com mais de um travesseiro e durma de barriga para cima. “Isso também ajuda a não marcar tanto o rosto, o que favorece o aparecimento de rugas”, diz a dermatologista.
Atividade física e dieta
Mesmo confinados dentro de casa, é necessário lembrar que corpo em movimento é corpo saudável, então procure fazer uma atividade física durante o dia, de preferência dentro de casa. “A própria contração muscular já contribui para a drenagem dos líquidos. Alie os exercícios com uma dieta equilibrada, aumentando o consumo de couve, brócolis, repolho, couve-flor, pois tais vegetais melhoram a eliminação de toxinas. Isso vai beneficiar o corpo todo na diminuição do inchaço”, finaliza.