“De cara percebi que queria deixar o ambiente totalmente voltado e aberto para as árvores centenárias. Então, o maior desafio foi construir um anexo envidraçado sem interferir demais na arquitetura da casa. Em seguida, veio a notícia de que não poderia demolir as paredes, pois eram autoportantes e com isso só aumentou a dificuldade”, revela a arquiteta, que assina o Home Atmosfera, ambiente que concentra sala de estar, espaço gourmet e adega em total funcionalidade e harmonia.
A avaliação técnica da estrutura é passo fundamental antes de qualquer modificação da edificação. E, após estudar as condições da casa, a profissional decidiu retirar a esquadria existente. Tudo pensado para aproveitar uma pequena varanda externa ociosa, e enquadrá-la para o lado de dentro do imóvel. Para isso foi arquitetado um envidraçamento voltado para o jardim, alongando o espaço e trazendo também o verde para o interior da sala.
“Construímos um novo contrapiso nivelado, ainda uma parte de telhado e colocamos as esquadrias. Tudo com materiais leves e estrutura metálica para não aparecer. Rebaixamos ainda mais o teto com gesso, pois tinha uma viga que não podíamos mexer”, explica.
As intervenções colocadas em prática pela arquiteta renderam no metro quadrado. A área praticamente dobrou de tamanho, totalizando 35m2. Também foram renovados o piso, forro, esquadrias e o sistema elétrico. Outro ponto alto foi a vista, antes fechada – um tanto claustrofóbica – , e que após a intervenção possibilitou com que a sala ganhasse abertura total para o lindo jardim, por meio da estrutura envidraçada.