Chez Odara, um living pensado para celebrar a música e reunir amigos, pelos olhos de Marcelo Salum Arquiteto participa pela 7ª vez da CASACOR Florianópolis

Na edição de 2022 da CasaCor | Florianópolis, o arquiteto Marcelo Salum entregará um espaço de 49,32m2, moldado pelo tema Infinito particular, o qual foi elaborado um layout circular propício para celebrar com amigos ou realizar sarais e encontros festivos integrando os convidados.  


A trilha sonora do espaço, com a curadoria de Marcinho Costa, teve um cuidado significativo para que a seleção musical ajudasse a contar a história do ambiente.Marcelo define o espaço como “Um ambiente alegre, festivo e descontraído, que traz muita personalidade com a escolha dos elementos selecionados para compor o living. A canção Odara, de Caetano Veloso, representa esse momento de uma ode a alegria e a felicidade.” 

O living, nomeado de Chez Odara, cria um cenário exuberante com combinações especiais: um papel de parede de uma floresta tropical, que traz da mitologia Grega o Deus Pã, protetor das matas e da música.

Foi arquitetado um lambri em meia parede com Treliça BW Matte, da Isabela Capeto, para a Ceusa que circunda todo o ambiente, juntamente com o rodapé de imbuia, da Santa Luzia. Acima dele, foi utilizado o papel de parede da coleção Checking out Nature, da SELECT.D, que contorna todo o espaço – exceto em cima do sofá, que foi aplicado o revestimento da Diore (Morada Eco), que é um material em pedras naturais, preciosas e semi preciosas.

Nessa parede acima do sofá sobrepõe algumas das importantes obras da fotógrafa Vania Toledo, que retratam grandes nomes da nossa Música Popular Brasileira (MPB): Caetano Veloso, Gal Costa, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Nara Leão. Muitas dessas fotografias fizeram parte da exposição “Diário de Bolsa – instantâneos do Olhar”, na Pinacoteca de São Paulo.  

Paixão pela MPB 
A Música Popular Brasileira é uma das mais ricas do mundo e essa homenagem traz fortemente uma memória afetiva para o arquiteto. Segundo Marcelo, “A música muda completamente nossa relação com o espaço e é uma facilitadora das emoções… A MPB sempre esteve presente em minha vida. Desde muito pequeno eu recordo dos discos de vinil tocando nas festas que meus pais davam ou, simplesmente, quando eles ouviam os discos em casa. Maria Bethania, Gal, Chico, Caetano e entre tantos outros fizeram parte da minha criação”. 

Fatores influenciadores  
Um fator sugestivo para a escolha do tema para o espaço é que a arquitetura do Colégio Silveira de Souza, novo local da CasaCor em Florianópolis, anteriormente abrigava uma escola de música! Por isso também, por se tratar de um imóvel tombado, foi preciso nesse projeto preservar tanto o piso como o teto originais do ambiente. 

Existem outras curiosidades sobre o espaço: há dez anos atrás, nesse mesmo local, Marcelo fez uma mostra juntamente com a Flávia Guglielmi e, coincidentemente, essa é a sala na qual o arquiteto vota em anos de eleições.  
Com relação a escolha dos móveis, o espaço está dividido em três partes:  

1 -A Estante VO e a Cadeira Ponto da designer Roberta Banqueri;  
2 – O estar com o Sofá Dobra e a Mesa Vidro Clear, desenhados pelo Designer Guilherme Wentz; a Poltrona Cacau, Poltrona Limi Mescla, a Mesa Lateral Exótica da Designer Roberta Banqueri; as Mesas Laterais Fenda, do Estúdio Fresa; a Poltrona Atalho do Domingos Totora; os PuffsDrops e a Mesa de Centro Drops, do Designer Suite Design; o Cachepo com Rodas da Designer Mila Rodrigues e a Floreira Rings do Designer Lattoog. 
3 – O escritório com a escrivaninha Aurora do Studio Luazzu e a Cadeira Omar Office da Designer Rejane Carvalho Leite;  

Para abrilhantar o living, o artista Juliano Aguiar fez a escultura O Fauno, especialmente para o ambiente.

A seleção de tecidos em tons de bege em todo o mobiliário, emoldurado por um tapete feito manualmente em lã, valoriza a escolha cromática dos revestimentos, além de gerar uma harmonia geral no espaço. 

Sobre Marcelo Salum:

Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), sua primeira participação em CASACOR foi em 2002, na edição de Florianópolis. De lá para cá, coleciona inúmeras participações no evento, inclusive na edição paulistana, além de projetos não apenas no Brasil, mas também em outros países, como Estados Unidos. 

Seus clientes frequentemente o procuram interessadas neste universo que cria, onde a diversidade de objetos reunidos é a tônica. A mistura de elementos, cores e texturas tem um resultado harmônico e empresta personalidade à decoração.

A cor é marcante em seus trabalhos e o excesso, longe de ser um caos de informação, segue uma dinâmica bem própria em cada projeto, em cada história e em cada vida.