É só a temperatura cair que você logo se imagina bebendo aquela taça de tinto em frente a uma lareira quentinha, não é mesmo? Mas você sabia que também existem excelentes vinhos para o verão, e que, ao contrário do que a maioria pensa, eles podem ser ótimas alternativas para se refrescar?
E para quem gosta de um bom vinho daremos algumas dicas para você apreciar a bebida nesses dias de temperaturas mais altas.
Mas qual é o melhor vinho para o verão?
De modo geral, os melhores vinhos para o verão são espumantes, brancos e rosés. Além disso, os tintos de corpo leve a médio e frutados também são ótimas alternativas desde que você os sirva frescos.
Além disso, outra característica dos vinhos refrescantes são suas castas. Assim, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling são as melhores castas para se consumir no verão. Isso porque elas dão origem a vinhos com menor teor alcoólico, sendo mais secos e leves.
Espumantes
Os espumantes, que combinam com festas, momentos de beira de piscina, praia, jantares na varanda de casa, além de happy hours com os amigos.
Apesar de o Champagne ser muito saboroso e sofisticado, costumam ser mais caros que espumantes da mesma qualidade. Uma ótima alternativa são os espumantes produzidos aqui no Brasil, que para ser honesto, não perdem em nada para a bebida francesa.
Branco
Um dos melhores vinhos para o verão. Uma dica de vinho branco são aqueles elaborados com a casta Sauvignon Blanc, de origem francesa da região de Bordeaux. Esta variedade de castas origina vinhos leves, frescos e frutados. Os elaborados com Chardonnay que originam os vinhos frutados, harmônicos e refrescantes, também são uma boa opção.
Os vinhos rosés são uma boa companhia para o verão, são fáceis de apreciar, jovens, frescos e com uma acidez notável. Esses vinhos são elaborados com uvas tintas e o mosto permanece poucas horas em contato com as cascas para que o vinho possa adquirir a cor desejada pelo enólogo. Em seguida, segue a vinificação como o dos brancos.
Tinto
Se você acha que só pode apreciar o tinto no inverno, saiba que ele pode ser um excelente vinho para o verão. Contudo, para ser refrescante nos dias mais quentes algumas dicas são fundamentais.
Em primeiro lugar, opte por vinhos mais leves e frescos e que tenham pouco tanino. Além disso, prefira aqueles sem passagem por barricas de carvalho e sirva-os em temperaturas mais frescas, que variam entre 13 e 15 graus Celsius.
Por fim, os vinhos mais jovens, que tenham entre 2 e 4 anos, também são perfeitos para beber no verão.
Portillo Pinot Noir
Elaborado pela Bodegas Salentein em Mendoza (Vale de Uco)-Argentina esse ótimo Pinot Noir é fresco, delicado e saboroso. Sua intensidade e vivacidade deve-se à alta altitude dos vinhedos da Salentein.
Além disso, o tanino é bem menos marcado porque a Pinot Noir, tem consideravelmente menos sementes e suas cascas são bem mais finas, o que também conta para que a cor seja mais clara e o corpo normalmente moderado.
Tem aroma de frutas vermelhas (cereja, morango), notas de frutas negras (cereja e mirtillos) e flores (violeta). Em boca tem corpo médio-leve, acidez fresca, álcool bem integrado e fruta viva.
Ótimo para petiscar e com refeições leves à base de aves. Experimente com coraçõezinhos de frango ao pé da churrasqueira!
Como vimos não só é possível apreciar um delicioso vinho no verão como também é fortemente recomendado. Seja em um happy hour, um jantar à luz de velas ou na beira da piscina aproveite um bom rosé, ou então aquele vinho branco refrescante.
Já os espumantes são a cara do verão e perfeitos para tomar em festas e comemorações. Mas se você é fã do tinto, não precisa esperar as temperaturas caírem para tomá-lo. Afinal, os tintos jovens e servidos entre 13 e 15 graus são tão refrescantes quanto uma cerveja gelada.