Como manter a vitamina D em dia durante o isolamento

Vitaminas e nutrientes são essenciais para manter a saúde em dia. São elas as principais responsáveis por deixar o sistema imunológico mais forte e ajudar a evitar doenças graves. Entre as mais conhecidas do grupo: a vitamina D, que tem participação decisiva no bom funcionamento do coração, ossos e intestino, por exemplo, e para que os níveis da vitamina fiquem em dia, é importante reservar alguns minutos para tomar sol.

Em tempos de quarentena, a saída é tomar um pouco de sol em pequenos espaços solares, como a varanda, o quintal ou jardim e até mesmo a janela de casa. Além disso, existem alimentos que podem auxiliar como fonte de vitamina D. São eles:

– Peixes gordos (salmão, atum, sardinhas, arenque e cavala);

Existe um número grande de alimentos marinhos com altas doses de vitamina D. O salmão está no topo da lista. Aproximadamente 100g do alimento enlatado oferecem 650 IUs, mais do que você precisa para um dia.

Cerca de 100g de atum enlatado e conservado em água fornece 154 IUs, quase um terço do que pede a recomendação diária. O atum conservado em óleo contém ainda mais vitamina D, no entanto, é mais gorduroso.

Outro alimento enlatado que pode ser uma opção para uma dieta mais rica em vitamina D é a sardinha. Duas latas destes pequenos peixes oferecem 46 IUs, que representam cerca de 13% do valor recomendado diariamente.

– Bife de fígado;

Cerca de 100g de bife de fígado pode prover 42 IUs de vitamina D, além de ser uma ótima fonte de ferro.


– Cogumelos;

Alguns tipos de funghi, quando mais expostos à luz solar, podem conter níveis benéficos de vitamina D. Dê preferência às marcas que priorizam este tipo de cultivo.

– Gema do ovo;

Uma gema grande de ovo contém 37 IUs de vitamina D. Além disso, ovos são boas fontes de proteína e, apesar de serem associados ao colesterol, não estão ligados ao aumento de risco de problemas cardíacos.


– Alimentos fortificados (manteiga, margarina e em alguns cereais).

100g de manteiga tem 1,5 mcg da vitamina. Mas, atenção: o queridinho pão na chapa não é o modo de preparo mais saudável, já que, quando aquecidas, as gorduras ficam saturadas.

Acrescente-os na dieta do dia a dia, conforme sua preferência.