Porto

Porto by Bruna Serpa

Porto, a cidade que deu o nome ao país, é a segunda mais importante de Portugal. Na margem do rio Douro, essa cidade já foi uma das mais influentes da Europa, tem muita história e vive hoje basicamente do turismo.

IMG_7097

As principais atrações pra mim são a arquitetura e a comida!

Dentre os programas turísticos, o Palácio da Bolsas é um dos poucos que eu acredito que valha a pena, ele é a sede da Associação comercial do Porto, apesar do tour não ser muito interessante, os ambientes tem varias peculiaridades, destacando o piso e várias peças de madeira machetada que vinham do Brasil na época colonial. A Torre dos Clérigos é outro ponto turístico, que só vale a pena pela vista da cidade.

IMG_7136

Andando na Feguesia da Vitória, onde tem algumas lojinhas, encontrei a livraria Lello… mais uma atração válida na cidade. A livraria mais linda que eu já fui, ela é do século XIX e foi cenário dos filmes do Harry Potter. Lá comprei o livro “Cozinha Clássica Portuguesa”, que também recomendo.

Em Porto da pra fazer quase tudo a pé… Eu me hospedei em um hotel delicioso na Ribeira (Carris de Porto), não muito sofisticado, mas com um serviço impecável, vista linda e perto de tudo. Atravessando a ponte sobre o o Rio Douro, já dá pra ver na outra margem da cidade vários restaurantes e as vinícolas de vinho do Porto. As opções são muitas, eu fui na Ramos Pinto… Achei um programinha delicioso pra depois do almoço, a história é legal e a degustação também.

IMG_7229

IMG_7174

A noite, o programa é simples… assim como o Bairro Alto em Lisboa, em Porto as pessoas se reúnem em bares e restaurantes na Ribeira e se espalham pelas ruas e calçadas pra beber e conversar… programinha delicioso e sem glamour.

Mas vamos falar da melhor parte de Porto… a comida. Não tem erro, todas as refeições nessa cidade foram demais. Mas pelo que eu entendi, no norte de Portugal, a gastronomia é a mais rica e valorizada do país. Os restaurantes que eu voltaria sem pensar são:

1 – Pedro Lemos – Restaurante de alta gastronomia contemporânea, demonstrada com cuidado tanto no atendimento como na confecção e ingredientes de cada prato, uma experiência única. Esse foi o melhor.

2 – Pararico – rústico, pequeno, em uma casa de azuleijos, muito romântico, com comida portuguesa típica impecável.

3 – Cafeína – um restaurante mais modermo, descolado, com uma comida mais internacional… Muito bom, mas não se compara aos primeiros. É um lugar para encontrar gente jovem e bonita.

4 – Café Majestic – o clássico café no centro comercial de Porto vale uma parada demorada. Em ambiente clássico e intimista, são servidos pratos deliciosos… Na foto chocolate quente e rabanada!

IMG_7191

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*