Ushuaia

Ushuaia por Syomara Barbosa,

1 – Laguna Esmeralda – Optamos por fazer esse passeio sem guia, fomos de taxi até o Valle de Lobos,  que é propriedade particular e cobra 30,00 pesos para acessar a trilha. O caminho é marcado e muito seguro, o mapa entregue na entrada mostra o caminho, até onde tem sinal de celular com um número para chamar em de emergência. O passeio é maravilhoso, o visual é alternado entre bosques, montanha, riacho e diques feito por Castores. Levamos água e empanadas para o lanche, já que não existe estrutura na Laguna Esmeralda. Valle de Lobos é um centro de treinamento de e criação de Alaskan Husky, com aproximadamente 60 cães, caso você queira fazer o passeio com guia as agencias oferecem esse serviço.A natureza foi muito generosa nessa região, sem dúvidas é um passeio inesquecível. O passeio tem duração de 3 a 4 horas de trekking, percorrendo uma distância de 8km (ida e volta), use calçados e roupas impermeáveis!

2015-01-04 13.53.53 HDR 2015-01-04 14.12.30-1

2 – Glaciar Martial –  O ponto inicial para o trekking está a 7 km do centro do Ushuaia, fomos de taxi e não é preciso se preocupar com a volta, sempre há taxis à disposição. A trilha além de aberta é bem marcada, não há necessidade de guia. Na base da trilha onde ficam os taxis, existe uma casa de chás com cardápio variado e um restaurante que oferece assados e sopas, a refeição do retorno fica garantida. Para nós a trilha não foi fácil, em vista que fomos no início de janeiro e nevava, ventava ou chovia, mas valeu cada minuto.

2015-01-02 18.17.142015-01-02 13.04.40

Após uma hora de subida encontramos uma placa que dizia: “Altitude 835 mts ASL. Distance: 1.732 mt. Gap: 277 mts. Estimativa Duration: 60´one way e Level of difficulty: difficult”. Seguimos em frente, não sei o que foi mais difícil, a subida ou a neve e o vento, no caminho muita gente voltando e outros subindo. Na chegada mais uma placa: “END OF DEL GLACIAR TRAIL Altitude: 825 MASL”. Seguimos um pouco mais, paramos para um lanche e para tomar uma água, tomamos alguns escorregões mas fomos recompensados por uma vista imperdível e a deliciosa sensação de missão cumprida.

A descida é mais fácil porém não menos cansativa, descer “freando” exige bastante dos joelhos, que terminaram intactos e felizes! Um agasalho impermeável  e botas para neve são indispensáveis, não usamos grampos porque a neve era baixa, afinal janeiro é verão!

2015-01-02 14.24.24

3 – Pinguinera – Esse passeio é um clássico, ir até o “Fin del Mundo” e não visitar a pinguinera é quase um sacrilégio! Pesquisamos bastante e apenas a agência Piratur é autorizada a levar grupos até a pinguinera. Optamos ir de catamaran e voltamos de ônibus, tudo organizado pela agência. A ida já é uma atração, passamos o Faro Les Eclaireurs, vimos leões marinhos, e navegamos pelo Canal Del Bigle até a Estancia Harberton. Na Estancia descemos e pegamos um barco pequeno rumo a pinguinera, onde moram os piguins, o tempo é restrito, apenas uma hora e para um grupo por vez. Aproveitamos cada minuto. Na volta paramos para um almoço delicioso na Estancia, visitamos o museu marinho e voltamos para hotel. Tudo com muita calma e um atendimento excelente, mais um passeio inesquecível.

2015-01-07 13.36.24 2015-01-07 14.50.03-1 2015-01-07 10.20.10

4 – Sempre desejei andar a cavalo nas montanhas, na floresta, como em filme, sim, andar a cavalo, porque não sei cavalgar! Pesquisamos e encontramos o Centro Hípico Ushuaia, conversamos com Adolfo e ele nos buscou em nosso hotel. Fomos recebidos por sua esposa e filhos, logo em seguida fomos conhecer os cavalos e observar enquanto eram selados.  Já no início uma descida íngreme, com riacho, lama e os cães da família nos acompanhando. O passeio foi incrível, passeamos pelo Monte Susana, a beira do Canal Beagle, floresta, lama, riacho, um belo lanche no meio da floresta e retornamos. A vista é de tirar o fôlego, foram 5 horas encantadoras que não saem da memória. Diferente dos outros passeios esse não vendido por agencia, para faze-lo entre em contato por telefone +54 2901 56-9099.

image2 image3_1 image3

Você pode gostar também

1 comment

  1. Olá Carol! Estou com muita dúvida se contrato um guia para o trekking até a Laguna Esmeralda. Estarei indo prá lá na segunda quinzena. Vc disse que é possível fazer sem guia. Não há riscos de perder pelo caminho? Agradeço sua atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*