Não é de hoje que o comportamento do consumidor está mudando. As tendências de mercado mostram que a economia criativa, aquela na qual os negócios se originam de produtos ou serviços ligados à cultura, moda, design, música e artesanato, além de tecnologia e inovação, está em alta. Estima-se que esse setor represente 2,6% do PIB brasileiro, registrando um crescimento acumulado de quase 70% na última década. Visando abrir ainda mais espaço para o setor, valorizando o artesanato, nasceu o Le Marché Chic; o projeto, lançado em 2016 e com 34 edições realizadas no Rio Grande do Sul, chega pela primeira vez a Santa Catarina no próximo dia 15 de fevereiro. O evento terá como cenário o Multi Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis, das 17h às 23h.
Ao todo, 45 expositores de moda, arte e design e que têm em comum o trabalho “handmade”, apresentam a sua arte, possibilitando o contato direto entre o público e os produtores. “É uma nova experiência de compra e venda, pois os visitantes interagem diretamente com quem produz. E tudo é feito manualmente e em pequena escala, prezando pelo consumo ético e sustentável, na contramão do movimento fast fashion”, destaca Luciana Alberti, idealizadora do projeto.
O evento é mais do que uma oportunidade para os pequenos produtores, artesãos e micro empreendedores: é também um estímulo para quem busca um novo posicionamento profissional com foco no propósito.
Para a estreia em Santa Catarina, o Le Marché Chic contará com expositores de marcas autorais vindas de Caxias do Sul, Porto Alegre, Lajeado, Erechim, Garopaba, Rio de Janeiro, entre outras. Além disso, a programação inclui show com o Trio Brasilidades, grupo musical que faz uma viagem por diferentes estilos como Rock, Reggae, Baião e Bossa Nova.