Junho pede estrogonofe de pinhão!

E agora que chegou a temporada do pinhão nada como aproveitar e incluí-lo em várias receitinhas. Então que tal aproveitar e trocar a receita tradicional de estrogonofe por uma versão feita com pinhão? A princípio preparei como uma receita vegetariana, mas nada impede quem gosta de carne de acrescentá-la à receita.

Muita gente evita o pinhão por considerá-lo um alimento calórico, mas saiba que o pinhão possui carboidratos de baixo índice glicêmico e ainda contém gorduras monoinsaturadas e fibras, ou seja, é uma ótima opção tanto de lanche quanto de prato principal.

Quer mais? É fonte de magnésio, zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes como a luteína. E a parte que eu sempre acho a mais importante, é comida de verdade, minimamente processada e ainda local para nós. Então bora aproveitar o que a natureza nos traz!

Estrogonofe de pinhão

400g de pinhão cozido

100g de cogumelos paris em tiras

1 cebola grande 

2 dentes de alho 

1 col sopa de mostarda Dijon

½ xícara de molho de tomate

250ml de leite de castanhas ou de coco (firme)

3 col sopa de manteiga ghee

1 col sopa de xylitol (opcional)

1 col sopa de páprica defumada

1 col sal temperado

½ col chá de garam masala em pó

Modo de preparo

Refogue a cebola na manteiga até começar a dourar, em seguida adicione o alho, os temperos secos e refogue até começar a dourar. Adicione o pinhão e refogue. Adicione os cogumelos e o sal e deixe cozinhar alguns minutos. Acrescente o molho de tomate, a mostarda, o leite até ficar uniforme. Incorpore o molho e cozinhe até chegar no ponto desejado. Finalize com tempero verde.