O buquê surgiu para a noiva atrair boas energias para a nova vida de casada e espantar qualquer tipo de mau olhado e negatividades através de ervas.
Inicialmente as ervas eram entregues pelos convidados durante o cortejo da noiva, o que acabava formando um lindo buquê sua mão, ao chegar no alta.
Nos dias de hoje, as ervas já foram substituídas por flores e passaram a ser escolhidas pela a própria noiva, mas ainda são uma peça importante.
As escolhas das flores e do formato do buquê de noite influencia muito no dia tão especial. Por isso, eles precisam ser muito bem pensados, por exemplo se você escolher flores coloridas, elas podem acabar desviando os olhares ou tendo grande contraste da decoração e vestido.
Para te ajudar separamos os formatos de buquê que mais se usa para cada cerimônia, mas não se esqueça de que tudo pode ser adaptado para o jeito que você mais gosta.
Arredondado: O queridinho das noivas! Pode ter um formato redondo todo certinho ou despojado e ser feito com um ou vários tipos de flores. Pode conter folhagens.
Para as noivas mais tradicionais, o formato assimétrico é associado a flores exclusivamente brancas, a cor mais clássica quando o assunto é casamento; já para as novinhas que buscam um tradicional com um toque de ousadia, a variedade de cores e flores é o mais indicado.
Cascata: Esse modelo clássico é o preferido das noivas que procuram algo mais tradicional e bastante sofisticado. As flores são dispostas formando uma queda natural e se parece muito com um cacho de uva.
Clássico e perfeito para casamentos à noite. Como seu formato é maior, é preciso ficar atento ao tamanho da noiva, para mulheres com estrutura mais baixa, é recomendado usar as cascatas menores.
Braçada: Esse é o preferido das noivas mais românticas e despojadas. É o buque perfeito para as noivas que vão se casa no campo ou em um ambiente com ar bucólico. Feito com maco de flores de caules longos, deve ser carregado
apoiado no antebraço. Este modelo é estiloso e ótimo para casamentos diurnos.
Assimetrico: O buque queridinho das noivas modernas, campestres e românticas. As flores, sementes e folhagens são dispostas de forma aleatória, mas harmoniosa. É formado por um mix de flores e folhagens. Eles transmitem a sensação de “fui ali no jardim colher flores silvestres e voltei para casar”.