O poder dos óleos essenciais

Os óleos essenciais capturam a maior parte dos compostos químicos que dão a determinada planta a sua fragrância única e suas qualidades medicinais. Inúmeras são as composições e os benefícios para o corpo, mente e espírito. Confira algumas propriedades:

Lavanda, bergamota, manjerona e sândalo – possuem o poder de alterar as ondas cerebrais, ajudando a induzir o relaxamento e o sono. Quando usados topicamente ou em inalações de vapor, ajudam a acalmar a dor e a clarear problemas de pele.

Alecrim – analgésico, antisséptico, alivia dores musculares e atuam como descongestionante. Podem ser usados nos momentos de fadiga, asma, bronquite, cãibras, dores musculares, artrite, enxaqueca. Quando se trata de cabelos, combate a queda, caspa e ajuda o cabelo a crescer.

Eucalipto – contém propriedade analgésica, descongestionante, expectorante, antiviral, bactericida e antifúngica. Muito utilizado para o combate a asma, tosse, bronquite, artrite, dor de cabeça, ferimentos, febre, e serve como repelente de insetos. Dica: dilua antes de aplicar sobre a pele.

Hortelã-pimenta – alivia espasmos musculares, possui propriedade adstringente, expele gases digestivos, alivia dores de estômago, é descongestionante e antifúngico. Pode ser utilizado par alívio de dor de cabeça, febre, resfriados, sinusite, náusea, espasmos musculares, micose, mau hálito, letargia e depressão.

Melaleuca – Propriedade antibiótico, bactericida, antiviral, descongestionante. Muito utilizados para cortes, escoriações, picadas de mosquito, úlceras bucais, herpes, catapora, resfriados, bronquite, acne e micoses.


Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*