Restauro de palacete de Hercílio Luz será apresentado durante a Casa Cor Florianópolis

O público que prestigiar a Casa Cor Florianópolis deste ano vai poder conferir em primeira mão o resultado de mais de três anos de dedicação ao restauro da última residência que abrigou o ex-governador Hercílio Luz. Situada na avenida Mauro Ramos, no antigo caminho para a Chácara de Espanha, e a meros 500 metros da Avenida Beira Mar Norte, o palacete em estilo eclético construído no século XIX estava prestes a desabar antes de ter sido adquirido pela Incorporadora Milano, que se encarregou do seu completo restauro.

Quase 20 anos de abandono abalaram completamente a estrutura da edificação, que havia sido tombada como Patrimônio Histórico pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2002.

Escavações promovidas no subsolo com objetivo de conferir o seu reforço estrutural revelaram a presença de dois períodos construtivos diferentes que a edificação foi submetida. No primeiro deles, arcos romanos em tijolos foram adotados como base de sustentação. E posteriormente, a escolha por pedras argamassadas e paredes com mais de 80 centímetros de espessura fizeram as bases necessárias para se edificar um segundo pavimento, feito pelas mãos do próprio Hercílio Luz, que era engenheiro, após recebê-la em doação em 1895.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*