Trilhas em Floripa: as melhores opções para se aventurar

Caminhar enquanto admira as paisagens naturais, respirando ar puro. Quem ama essa sensação, vai se apaixonar pelas várias opções de trilhas de Floripa e, já que os dias de inverno vem superando expectativas, listamos aqui 5 opções imperdíveis. Vem ver:

Lagoinha do Leste

Lagoinha do Leste o paraíso

Além de lindo, o trajeto é sinalizado, o que significa que você não precisará contratar um guia. Mas terá que caminhar cerca de 1 hora, passando por trechos de subida, o que pode dificultar um pouco mais a caminhada. Só não deixe de visitar a Pedra da Coroa, que é parada obrigatória.

Costa da Lagoa

Cachoeira da Costa da Lagoa

Acessível somente por trilha ou barco, a Costa da Lagoa é uma localidade que ainda preserva a cultura dos primeiros colonizadores da Ilha. Para quem curte caminhadas ao ar livre, é possível chegar à colônia de pescadores por um caminho que começa no Canto dos Araçás.

Formada por trechos predominantemente planos e caminho bem marcado, é ideal para quem procura uma trilha leve. Durante o trajeto, são encontradas ruínas de engenhos e casarios do século 18, que transportam os aventureiros por uma viagem pela história.

Avançando pela Mata Atlântica, os trilheiros passam por sete vilas. Em muitas delas há restaurantes com comida caseira preparada pelos nativos, com peixes e frutos do mar.

Uma dica importante: a Costa da Lagoa possui transporte lacustre. Se der aquela preguiça na hora de retornar, estão disponíveis barcos oficiais da prefeitura que passam de hora em hora nos 23 trapiches que existem nessa comunidade. O passeio pela lagoa leva 40 minutos até o centrinho da Lagoa. 

Vale da Utopia

Se engana quem pensa que a região ao redor de Floripa não tem trilhas interessantes. Em Palhoça, cidade próxima 18 km de Florianópolis, podemos conhecer o Vale da Utopia. Esse é o local ideal para quem ama a natureza, mas não quer passar muito tempo caminhando dentro da mata. Seu trajeto dura 15 minutos e ao final você encontrará uma praia maravilhosa, com montanhas ao redor.

Praia do Gravatá

Praia do Gravatá

O início da trilha se dá na estrada geral da Barra da Lagoa, na altura da antiga boate Latitude 27. Há uma placa demarcando com precisão o local, portanto certamente você não irá se perder.

Trilha das piscinas naturais da Barra da Lagoa

Essa trilha tem início na Barra da Lagoa e na trilha da Galheta. Ela é considerada de intensidade leve, pois dura cerca de 15 minutos e o seu trajeto descortina em várias outras trilhas que têm saída para o mar. Ao final, você descobrirá um lugar com uma vista maravilhosa, com um mar limpo e de águas tranquilas.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*