Comida boa, música animada, dança e fantasias são sinônimos de festa junina. Em 2020, não será possível curtir a tradição do jeito normal, mas isso não quer dizer que não podemos fazer nossa própria versão.
Para te ajudar a não deixar a data passar em branco, veja algumas dicas de como preparar sua própria festa junina:
Comidas
A característica mais marcante das festas juninas são as comidas típicas desta época. Milho e amendoim dão a base para diversos pratos que não costumam fazer parte do nosso dia a dia, mas que carregam uma intensa memória afetiva.
Já demos aqui algumas dicas, e além delas, capriche na pipoca salgada, no pé de moleque e no pinhão.
Bebidas
Os drinks típicos de festa junina podem ser facilmente reproduzidos em casa, sendo os mais populares o quentão e o vinho quente. Para o quentão, basta misturar um litro de cachaça, cravo-da-Índia, gengibre ralado, canela em pau, cardamomo e açúcar em uma panela e levar ao fogo. Depois de levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Deixe a mistura descansar por 24 horas e, antes de servir, basta esquentar.
Para o vinho quente, o processo é muito semelhante: misturar um litro de vinho tinto seco, açúcar, canela, cravo-da-Índia, casca ralada de uma laranja e de um limão, uma xícara de água e uma maçã cortada em cubos pequenos. Levar a mistura ao fogo baixo e, depois que ferver, deixar cozinhar por 15 minutos. O ideal é servir bem quente.
Música
Além das tradicionais quadrilhas, o forró, baião, xote e reisado são os principais tipos musicais que animam esta festa. Para quem não tem familiaridade com os artistas pode recorrer a playlists criadas nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Apple Music.
Há também a opção de ouvir música, já que diversos artistas anunciaram lives temáticas nos próximos dias, incluindo Ivete Sangalo, com o Arraiá da Veveta que acontece neste sábado (20.06) às 22h. Seguindo este formato, Michel Teló e Simone & Simaria também dão suas festas, nos dias 21 às 13:30h e 27 de junho às 16:30h, respectivamente.
Visual
Um bom traje junino conta com mix de estampas, muito xadrez e jeans – peças que normalmente já temos no nosso guarda-roupa, basta combiná-las de um jeito mais ousado. Para complementar o visual, invista em bastante blush, sardas falsas e tranças.
Selecionamos algumas inspirações, vem ver:
Decoração
Sem pesar no bolso, aposte no xadrez – seja na toalha de mesa, nos guardanapos ou nos cestinhos de aperitivos.
Chapéus de palha também são ótimas pedidas, tanto para detalhes, como para arranjos de mesa.
E não se esqueça das fitas e bandeiras coloridas, que trazem mais alegria como pede uma festa junina.